Design sem nome (4)_edited_edited_edited.png
Ilustra 49_edited.png
LOGO_PROJ_SEMENTES.png

Cultivando a alimentação saudável e sustentável nas escolas

ilustra 40_edited.png

O Projeto Sementes é fruto de um grande sonho de aproximar as pessoas da natureza e levar a educação alimentar e sustentável às escolas públicas, democratizando o acesso, rompendo barreiras e impactando cada vez mais crianças e jovens.

Pretendemos inspirar comunidades escolares de todo o país a adotarem hortas agroecológicas como espaço pedagógico para aulas a céu aberto.

Feito para você:
educadora e educador!

MANUAL DE HORTA ESCOLAR

Como construir e cuidar de hortas agroecológicas na escola

Este manual é parte do Projeto Sementes e, junto com o Caderno de apoio aos educadores - A alimentação sustentável e inspirações para aplicá-la nas escolas, foi criado com muita alegria para apoiar e guiar a construção e o cuidado de hortas escolares, para que sejam um espaço de encantamento da comunidade escolar onde o processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento acontece de forma prática e contextualizada, baseado em experiência.

Utilizando uma linguagem simples, o material foi pensado para encorajar e aumentar a confiança de todas as educadoras e educadores que tenham vontade de trabalhar de forma pedagógica na horta e atuar em mais esse espaço como agentes de multiplicação de conhecimentos para os estudantes e suas famílias.

ilustra 13.png
ilustra 14.png
  • Motivos para ter uma horta agroecológica na escola

  • Onde montar a horta e diferentes maneiras de ter uma horta escolar (no chão, caixotes, etc)

  • O solo e a nutrição das plantas

  • O que plantar

  • Como cuidar da horta

  • Atividades para serem realizadas com as crianças

Além do Manual, você pode baixar também os nossos e-books:

  • Pragas e doenças mais comuns nas hortas escolares; 

  • Não plantei, mas nasceu: as plantas espontâneas e as PANC -Plantas Alimentícias Não Convencionais

  • Como produzir mudas

O que você encontrará neste Manual de Horta Escolar:

manual mockup2_edited.png

Quem fez:

9.png

EMEF Desembargador Amorim Lima, escola reconhecida internacionalmente por estimular práticas educativas inovadoras que propiciam a formação integral dos estudantes, através do desenvolvimento da empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo estudantil.

8.png

A Mãe Terra tem como missão democratizar o consumo de alimentos orgânicos e naturais, levando opções acessíveis e mais saudáveis à todos os brasileiros. E uma das causas dos Mãe Terráqueos sempre foi a conscientização alimentar, começando pelas crianças, pois sabem que essa é a base para uma grande mudança no mundo.

6.png

O Instituto Mar Bravo é uma iniciativa de investimento social privado que tem como eixo o desenvolvimento de ações de educação

e sustentabilidade para a construção de um futuro desejável. Acreditando
na natureza como um pilar do desenvolvimento da criança.

7.png

Negócio de impacto social que tem como objetivo transformar a relação das pessoas com a comida  promovendo a alimentação sustentável por meio de hortas agroecológicas, alimentação e compostagem. Especializado em criar dinâmicas encantadoras que levam informação e inspiram as pessoas a se alimentarem de forma mais saudável e sustentável. 

Ilustra 52 (1) coentro_edited_edited.png

O que diz quem já usou:

Design sem nome (9)_edited.jpg

Escolas que estão utilizando o material:

Design sem nome (2)_edited.jpg

Quer receber o Projeto Sementes na sua escola? Fale com a gente!

arrow&v

Obrigado!